Concurso cultural ELEN

Como será o futuro com o aumento da expectativa de vida e a distribuição de renda?

A ciência está afirmando que até 2045 ou próximo disso, o ser humano não morrerá mais de doenças. Esta conquista modificará vários paradigmas que nos orientam hoje em dia. Para que estes tratamentos não fiquem restritos às pessoas com alto poder aquisitivo, por uma questão de justiça, a solução para democratizar o aumento da expectativa de vida é uma longa caminhada.

> Como será o mundo após estas mudanças
> Como serão as relações entre as pessoas:

  • Relações entre namorados
  • Relações entre casados
  • Relações das mães e o trabalho
  • Relações entre pais e filhos
  • Relações entre o homem e o trabalho
dna

Quando falamos de liberdade individual, falamos de escolhas e não mais de obrigações. Os pais, por exemplo, poderiam criar seus filhos plenamente, de acordo com seus valores morais éticos, sem terem maiores preocupações com o custo que cada filho traria. Percebe a mudança? A relação de marido e mulher também seria afetada: cada um teria sua renda assegurada, não haveria mais relação de dependência financeira ou disputas financeiras – um dos pais poderia simplesmente optar por ficar em casa cuidando dos filhos, sem se sentir culpado por não estar no mercado de trabalho.

A quebra de paradigmas seria diária. O empoderamento individual seria latente. Trabalhar para sobreviver não seria mais uma regra, roubar para comer não seria mais uma necessidade para os mais pobres, a diminuição da criminalidade seria constante, a economia se manteria aquecida e relações humanas seriam mais sinceras. Além disso, permitiria uma escolha entre um trabalho bem remunerado ou por vocação, ou a dedicação aos esportes, artes, cultura, lazer, caridade, etc.

Este é o mundo do futuro e você faz parte dele.

 

Este é o mundo do futuro e você faz parte dele.

Visando forçar uma reflexão sobre toda essa nova situação a ELEN resolveu instituir seu primeiro Concurso Cultural.

O objetivo, parafraseando Nina Simone, é que o artista participante reflita o novo tempo.

Nina Simone, nascida em 1933, foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Nina fez muito sucesso não só pela sua voz forte e timbre encantador, mas também pelo seu jeito marcante de interpretar canções.
Suas letras e entrevistas recheadas de cunho revolucionário parecem atravessar gerações e refletir não só os tempos em que viveu, como parecem caber perfeitamente nos tempos atuais:
“Como você pode ser um artista e não refletir os tempos?
Essa pra mim é a definição de um artista.”
Confira a entrevista completa:

Regras

Para participar do Concurso Cultural você poderá usar obras do passado, como os romances de Castro Alves comparando a liberdade de escravidão e a liberdade do capitalismo ou outras. 
Seu trabalho poderá ser uma obra totalmente original ou paródias de obras famosas que possam facilitar as comparações de forma descontraídas, comédias românticas, dramas ou da forma que seu talento achar melhor para que todos possam imaginar como será o mundo do futuro e com isso ajudar a implantar a distribuição de renda incondicionalmente e o aumento da expectativa de vida.

Julio Verne x Orson Welles

Jules_verne01

O escritor francês Júlio Verne (Jules Gabriel Verne) é conhecido como o pai da ficção científica. Suas obras mais famosas foram histórias de aventuras, nas quais descreviam tecnologias e descobertas científicas muito antes delas se tornarem realidade, como as viagens espaciais.

Orson Welles é considerado um dos artistas mais versáteis do século XX no campo do teatro, do rádio e do cinema, em que teve excelentes resultados. Ele alcançou o sucesso aos vinte anos graças à obra radiofónica ‘A Guerra dos Mundos’, que causou comoção nos Estados Unidos, quando muitos ouvintes pensaram que se tratava de uma retransmissão verdadeira de uma invasão alienígena.

 

Wells dizia para o Júlio que realmente via essas coisas de ciência e tecnologia com muito receio, tinha medo que um dia as máquinas dominassem o mundo. Já o Verne, achava que o problema não eram as máquinas, mas sim o uso que os homens faziam delas. 

Qual a sua visão do futuro? O que vai acontecer quando as pessoas viverem mais e com dinheiro?

 

Orson Welles01
  • 1° Passo:

          Escolha a sua visão do futuro: Verne (otimista) X Welles (pessimista)

  • 2° Passo:

          Crie uma obra de arte com base no tema e visão que você escolheu.

  • 3° Passo:

          Escolha um dos temas e leia o artigo referente em nosso site.

Premiação

1° Lugar
Carta de Alforria

R$2.400,00/mês para o resto da vida + Troféu + Viagem com acompanhante de 7 dias com translado para Arraial do Cabo + Passeio de barco + Mergulho

2° Lugar
Viagem

Troféu + Viagem com acompanhante, de 5 dias, com translado para Arraial do Cabo + Passeio de barco

3° Lugar
Viagem

Troféu + Viagem com acompanhante, de 3 dias com translado, para Arraial do Cabo + Passeio de barco

PROJETO | PROGRAMA | ELEN: A SÓCIA

O programa terá objetivo de selecionar empresas que tenham interesse em participar do projeto social “CARTA DE ALFORRIA”.

A Elen irá comprar 50% dessas empresas, além de investir recursos em melhorias / manutenção mantendo-as saudáveis e lucrativas.
Serão desenvolvidos 10 capítulos com makeover dessas empresas para o programa de TV.

O lucro de A SÓCIA será investido no projeto “CARTA DE ALFORRIA” com o objetivo de ampliá-lo exponencialmente.